sexta-feira, 20 de agosto de 2010
terça-feira, 13 de julho de 2010
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Relatos dos Alunos - Mangue e Aquário
Aluna Yara Pereira Do Carmo - 6ª série C
Em relação ao Mangue:
Eu gostei também do Mang
Agora eu irei falar da parte principal : A praia, foi muito legal, eu e minhas colegas nunca havíamos ido àquela praia, essa é a primeira vez, mas só de cara já vi que o mar estava bravo.
Assim que chegamos na escola fomos direto para a sala, quem não foi perguntou como foi lá, falamos para eles e eles ficaram de boca aberta ,foi muito da hora.
Aluna: Janaina Da Silva Morais - 6ª série A
Mangue Limpo
No Mangue Limpo eu achei muito legal, a diferença entre um escorpião macho e um escorpião fêmea. É que o macho, no casco, tem uma lista maior e a fêmea e mais redondinha. Os nomes de alguns peixes e suas espécies e o que eles comem. O nome das plantas e o que elas são e outras coisas interessantes.
Acqua Mundo
Achei muito legal. Eu vi os nomes de alguns peixes, suas espécies e o que eles comem. Os tubarões e como eles se alimentam, as arraias, e outros peixes interessante
Aluna: Stefani Silva De Oliveira - 6ª série C
largatos muito grandes,o pirarucú (um peixe muito grande), um peixe que parece cobra (enguia, ela pode até dar choque), peixe palhaço (Nemo), uma enorme cobra fêmea e tartarugas. Isso foi um pouco do que eu vi e aprendi no Aquário.
Gostei muito, me diverti,aprendi muitas coisas. Esse é um passeio que vai ficar marcado.
Aluna: Gisele Pereira Gomes - 6ª série C
Eu gostei de tudo. Achei tudo muito bonito, a´rendi muitas coisas lá, vi vários tipos de árvores, vários peixes muito bonitos e vi, também, muitas outras coisas legais. Mas o que eu gostei mais foi o
Eu achei legal ver animais que mudam de cor de acordo com o ambiente como o peixe que fica preto e branco; branco em lugares claros e preto em lugares escuros. Também gostei das arraias, tubarões , tartarugas, jacarés,das cobras , das corujas e dos animais que eu nunca havia visto pessoalmente e nem tocado.
Aluna: Bruna Scarlete de Moraes Rodrigues - 6ª série C
Eu achei muito legal porque eu nunca fui ao Aquário. Eu não conhecia muito sobre peixes. Esse foi u
Aluno: Ricardo R Da Silva Gomes - 6ª série C
O que mais me impressionou foram os pinguins. Mas houve outras coisa que eu gostei também. Nunca imaginei que existia aqueles peixes enormes. Tinha um bichinho lá que ele era magrinho, mas a monitora falou que ele tinha a capacidade de quebrar um vidro. Aprendi que os mamíferos não podem viver no Aquário. E que os pinguins comem 15 peixinhos pequenos e 5 sardinhas. Adorei visitar o maior Aquário da América Latina. Espero ir lá novamente e rever os animais.
Relatos dos Alunos - Jardim Botânico


Aluna: Beatriz de Souza Silva -
5ª série C
É um lugar super gostoso, um lugar todo verde, várias árvores, flores, plantas, etc.
Tem um museu com plantas antigas e sementes. É super legal ver aquelas plantas num papel e dentro de um vidro. Aq
uelas sementes dentro de uma cestinha. Eu nunca tinha visto nada igual.Eu aprendi várias coisas. Se puder, eu retornarei um dia.
Aluna: Giovana Silva - 5ª série D
Como foi no Jardim Botânico?
No jardim Botânico eu vi fotos do mico-leão-dourado que faz parte da lista brasileira de animais em extinção. Eu vi também fotos do veado-campeiro, jacaré de papo amarelo, jacaré açú, gato do mato, doninha amazônica, gavião real, macaco prego, jararaca. Plantas: conheci ervas, a árvore vermelha etc.
Aluna: Larissa Silva - 5ª série D
O Jardim Botânico
É muito lindo: tem muito verde e lagos. Tem um lago que era tampado. Entramos na Estufa, vimos sapos, peixes, tartarugas, macaco, passáros, galinha da água, patos, flores e garça. Entramos no museu. A monitora falou que as algas servem para fazer balas e xampu, viu um pedaço de Pau-Brasil.
Aluna: Amanda Diniz Lazarini
O Lugar mais lindo da minha vida
O Jardim Botânico é um lugar maravilhoso: cheio de mato, plantas e lago com peixes e tartaruga. Eu conheci muitos lugares como a estufa, museu e outros lugares. Conheci animais como mico-leão-dourado que faz parte da lista brasileira de animais em extinção. Também assisti a um filme que falava sobre as árvores de grande porte. Também conheci a árvore do café e outras coisas.
Aluna: Raissa Silva De Oliveira
Como é o Jardim Botânico?
A plantação do Jardim Botânico é legal. Eu conheci a saboneteira que era utilizada antigamente para lavar roupa e muitas outras coisas.
Conheci uma ponte que era coberta e eles descobriram .
Eu também conhe
ci a árvore do café e a monitora explicou como eles preparavam o café.Eu também conheci uma estufa, uma planta aquática que é da família da Vitória Régia e vários lugares lindos.
Aluna: Amabilin - 5ª série D
Lugar dos meus sonhos
Numa sexta-feira eu fui ao Jardim Botânico. Nossa! foi um show. Esse lugar é um lugar excelente.
Esse jardim é um lugar de vida onde representa a natureza: flores, árvores, matos, animais.
Eu fui ao museu onde a monitora falou sobre o Pantanal, o Cerrado, a Caatinga, falou sobre o ecossistema. Eu vi o Pau-Brasil . Eu fiquei sabendo para que as algas servem. Vi também várias plantas secas no museu.
Eu fui na estufa. Ela é como uma casa; coberta de plástico, cheio de plantas e flores. Havia uma lagoa com peixes e tartarugas.
Aluno: Ramon Moraes dos Santos
Jardim Botânico
O Jardim Botânico foi muito legal. Eu conheci novas árvores e móveis do Jardim Botânico. Eu vi uma árvore chamada saboneteira. Também vi um vídeo do Jardim Botânico. Cada coisa bonita. Até a professor pegou o meu guarda chuva porque estava chovendo e ela estava com chapinha e falou que ela tinha uma vantagem de ser pequena. Eu vi várias plantas carnívoras. Eu gostei da estufa; tinha um monte de plantas, principalmente orquídeas. Gostei também do museu porque tinha móveis velhos e tinha plantas da caatinga e do cerrado. Há plantas bonitas e outras coisas tão bonitas.
Aluna: Sthela Silva - 5ª série D
O Passeio Para o Jardim Botânico
O passeio que fizemos ao Jardim Botânico foi incrível: conhecemos várias árvores ameaçadas.
Nem eu mesmo acreditei que tinha até árvore de cimento. Incrível né? Depois fomos ao museu que tinha várias espécies de plantas. No museu tinha também móveis do criador do Jardim Botânico, por exemplo: mesa, cadeira e outros. Logo depois fomos a estufa. Lá, vimos várias espécies de plantas e flores. Nós até passamos por um lago com pedras, tivemos que ter cuidado quando passamos no lago.
O dia estava um pouco chuvoso. Fomos a outra estufa que o chão era cheio de pedrinhas.
Há! ia me esquecendo, quando chegamos, assistimos um filme que mostrava as coisas do passado.
Depois que conhecemos todas essas maravilhas , comemos nosso lanche e usamos o banheiro.
Tudo isso foi muito bom.
Nome : Mariana De Sousa Barbosa - 5ª série B
Eu fui no Jardim Botânico!
Eu amei o Jardim Botânico. Lá é muito bom, é lindo, agradável, cheio de árvores. Mais lindo ainda é o orquidário.
O monitor nós atendeu muito bem. O museu é lindo, cheio de quadros, folhas e troncos de árvores.
O lago é lindo. Eu aproveitei muito.
Aluno: Lucas Da Silva Pereira - 5ª série C
Sobre o Jardim Botânico
O Jardim Botânico foi muito divertido. Nós aprendemos muito lá. As monitoras falaram muito sobre as plantas, as flores , etc.
Aluno: Kaique Ferraz De Oliveira - 5ª série C
Jardim Botânico
Foi muito legal porque eles ensinaram sobre as árvores em extinção, como o Pau-Brasil.
Lá é muito interessante porque eles ensinam sobre cuidados com a natureza.
Eu acho que se não tivesse ido ao Jardim Botânico eu não ia entender direito como devo preservar a natureza. Eu vi a planta chamada trepadeira e ouvi o canto dos passarinhos. Os monitores falam que os animais de cativeiro vão para lá. Eu vi as orquídeas e uma árvore chamada saboneteira. Antigamente eles usavam parte dessa árvore como sabonete.
No Jardim Botânico tem um museu onde podemos ver árvores antigas e aprender um pouco da história desse local.
Aluno: Alex Cedro Dos Santos - 5ª série C
Jardim Botânico
Gostei muito do Jardim Botânico. Aprendi sobre uma árvore chamada de saboneteira. Gostei do museu , dos peixes, das orquídeas, das tartarugas e de ter visto o Pau-Brasil.
Aluno: Will Johan Dias Da Silva - 5ª série C
O que eu achei do Jardim Botânico
Eu achei o Jardim Botânico muito legal: Tem muitas plantas lindas e árvores. O museu tem muitas coisas. Eu vi peixes grandes e pequenos e tartarugas. Ela é muito bonita. Eu anotei muitas coisas: vi patos, galinha d'água e macacos; pedras grandes, um riacho, um cisne grande e um cisne pequeno. Eu e meus amigos vimos um sapo e um monte de árvores grandes e rochas bonitas, pequenas e grandes. Foi muito legal.
Aluna: Ana Paula Viana Dos Santos - 5ª série C
Para mim o passeio até o Jardim Botânico contribuiu para o meu aprendizado. Quando eu cheguei ao Jardim Botânico, conheci vários tipos de plantas e árvores muito interessantes, conheci uma estufa com várias espécies de flores e um lago cheio de lindos peixes coloridos; conheci os tipos de sementes das árvores, objetos antigos e um córrego que virou um lago. Eu também conheci um lago enorme com lindos patos e uma espécie de planta parecida com a Vitória Régia.
Aluna: Sabrina Souza Silva - 5ª série C
O Jardim Botânico
O Jardim Botânico é um ótimo lugar. O que mais me chamou a atenção foi o museu, as árvores e a estufa. Por que me chamou a atenção? O museu foi por conta dos quadros ,dos livros que foram guardados a alguns anos atrás. Tem troncos de árvores e várias sementes. E das árvores foi que têm várias árvores em extinção. Também as árvores Saboneteira e Pau-Brasil me chamaram a atenção.
A estufa tem várias plantas. Eu aprendi a não deixar acumular água em vasos, pneus, garrafas, balde etc. Ensinaram a ter mais cuidado com a natureza. Vimos um vídeo que falava sobre as árvores as plantas etc.
Aluna: Kethlyn Karitas - 5ª série C
O que achei do Jardim Botânico
O Jardim Botâncio é um lugar muito bonito; aquela natureza toda; aquele verde lindo, faz tão bem para o ser humano.
Têm muitas árvores bonitas, por exemplo: a Saboneteira, essa árvore produz uma frutinha que servia de sabão e era usado, a muito tempo atrás, para lavar roupas.
O nosso país se chama Brasil por causa de uma árvore que se chama Pau-Brasil, essa árvore é muito bonita.
O Jardim Botânico tem várias árvores bonitas, mas a maioria ameaçada de extinção.
No Jardim Botânico tem um museu com coisas muito interessantes, por exemplo: tem vidrinhos com óleos de árvores, tem troncos verdadeiros mostrando como eles são por dentro, tem lagodão e uma coisa parecida com palha que vem direto da árvore; tem plantas secas costuradas em uma folha dura, para todos verem como são as folhas mortas, secas sem serem verdes, isso é muito legal.
No jardim Botâncio tem um lago muito bonito cheio de uma planta parecida com a Vitório-Régia, a monitora explicou que são da mesma família.
Tem uma ponte de madeira muito bonita, e perto dela têm muitas árvores.
No começo do Jardim Botânico tem vários patos muito bonitos.
Eu adorei o Jardim Botânico.
domingo, 31 de maio de 2009
Circulação
Os animais maiores e mais complexos apresentam sistema circulatório, responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para todas as células do corpo, pela remoção de toxinas dos tecidos, pelo transporte de hormônios e pela defesa imunológica do organismo. O sistema circulatório é formado pelo coração e vasos sanguíneos.
Circulação Humana - Coração
O coração humano tem o tamanho do seu punho fechado e está localizado no meio de seu peito, um pouco deslocado para a esquerda, e envolvido por uma membrana dupla (pericárdio) e possui quatro câmaras: dois átrios (antigamente chamados
de aurículas) e dois ventrículos. Ele funciona como uma bomba que se contrai e se relaxa ritmicamente. A fase de contração é chamada sístole e a de relaxamento de diástole. A sístole provoca um ruído característico, que é o chamado batimento cardíaco. O coração bombeia sangue para todo o corpo através de uma rede de vasos. O sangue transporta oxigênio e substâncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos.
Artérias
Quando o coração se contrai (sístole), o sangue é empurrado com grande pressão para dentro de vasos sanguíneos chamados artérias. As artérias levam sangue rico em oxigênio e nutrientes para todo o corpo. As artérias são rígidas por fora e macias por dentro. Uma artéria,
na verdade, tem três camadas constituintes de sua parede: uma camada mais exte
rna de tecido, uma camada muscular média e uma camada mais interna formada por células endoteliais. A camada muscular é elástica e muito resistente. A camada mais interna é bastante suave, de forma que o sangue pode fluir facilmente, sem obstáculos à sua passagem.
Veias
No retorno ao coração, o fluxo sanguíneo não tem tanta pressão e, por isso os vasos sanguíneos que o conduzem não enfrentam as mesmas pressões. Esses vasos são as veias. As veias servem para levar o sangue dos órgãos de volta ao coração. Assim, as veias carregam o sangue repleto de produtos excretados pelas células de volta para os pulmões e para o coração. É importante que o sangue com as excretas seja direcionado continuamente em seu sentido e que não seja permitido seu retorno. Isto é possível devido à presença de válvulas no interior das veias, As válvulas são como portões que permitem o tráfico nas veias apenas num sentido. As veias são compostas por três camadas: Uma camada de tecido mais externa, uma camada central muscular e a camada mais interna suave, formada por células endoteliais.
Capilares
As artérias subdividem-se em artérias casa vez mais fina, tal qual um tronco de árvore que dá origem a galhos cada vez mais delgados. O sangue vai perdendo pressão com as divisões. Os vasos sanguíneos mais finos são os capilares, nos quais o sangue está muito próximo das células dos músculos, dos ossos etc. Os capilares são microtúbulos de paredes formadas por apenas uma camada de células. Eles são tão finos que permitem apenas a passagem de uma única fileira de células sanguíneas. As trocas de oxigênio e gás carbônico ocorre através dessa fina parede capilar. A célula sanguínea dentro dos capilares liberam seu oxigênio, o qual passa através da parede, para dentro do tecido circunvizinho. Este tecido, formado por um grupo de células, libera seus produtos de excreção, como o dióxido de carbono, que atravessa a parede capilar e entra nas células sanguíneas vermelhas. Assim, o sangue dos vasos capilares e as células do corpo podem trocar materiais, como aminoácidos, açúcares, oxigênio e gás carbônico.
Pressão arterial
Toda vês que ocorre uma contração do coração, chamada sístole, as artérias acompanham o movimento do coração quando o sangue é impulsionado. Quando um volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para frente, ocasionado uma pressão. Fala-se que ocorre uma onda de pressão ou pulso. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mias distantes, como a ponta dos pés, por exemplo. As artérias pulsam acompanhando as contrações do coração. A pressão arterial normalmente é aferida no antebraço com a pessoa em repouso. Há dois números na leitura da pressão sanguínea: sistólica e diastólica. A pressão máxima sinaliza o valor da pressão sistólica. Entre um pulso e o seguinte, mede-se a pressão durante o relaxamento do coração, a diástole, obtendo-se, assim, a pressão diastólica. A pressão sanguínea média deve ser mantida variando ao redor de 100 mmHg nas artérias próximas ao coração. Quando se diz que uma pessoa tem uma pressão de 12 por 8, significa que a pressão sistólica é de 120 mmHg e a pressão diastólica é de 80 mmHg.
Sangue
O sangue que percorre nossas artérias e veias, através do sistema circulatório, possui extrema importância para nossa vida. Cerca de 8% de nosso peso corporal é devido ao sangue. Basicamente o sangue é formado por diferentes células e por líquidos. Na parte líquida do sangue, existem proteínas, como albumina e os anticorpos. Esse conjunto líquido é chamado de plasma. O plasma, após a remoção das células por centrifugação, é um fluido claro, ligeiramente viscoso,
constituído por água (92% de seu peso), proteínas (7%), 1% de glicose, lipídeos, enzimas, vitaminas e hormônios. As células suspensas no plasma são, essencialmente, os eritrócitos (hemácias) ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos e as plaquetas. Esse volume de células agrupadas pela força da centrífuga forma o que se chama hematócrito. Ele normalmente ocupa 45% do volume sanguíneo.
Eritrócitos – hemácias (glóbulos vermelhos)
Os eritrócitos apresentam cor vermelha, é arredondado e tem uma depressão central. Os glóbulos vermelhos são tão pequenos que em uma pequena gota de sangue são encontrados mais de cinco milhões deles. Os eritrócitos têm como função transportar oxigênio para as células. Para isso, eles contêm uma substância vermelha, chamada hemoglobina. A hemoglobina é composta de proteína e ferro, que é ingerido na alimentação e absorvida no intestino. As hemácias duram de 100 a 120 dias, em média, e algumas de suas substâncias são reaproveitadas parcialmente quando destruídos. As outras,
que não são aproveitadas, são eliminadas juntamente com a bile. Uma parte dessas substâncias segue pelo intestino e dá cor às fezes. Outra parte segue e acaba sendo eliminada na urina.
Leucócitos – Glóbulos brancos
No sangue, temos de 5.000 a 10.000 corpúsculos ou glóbulos brancos (células brancas do sangue), que recebem o nome de leucócitos. Os glóbulos brancos funcionam como verdadeiros "soldados de defesa", uma vez que protegem nosso organismo contra a invasão dos germes de inúmeras doenças. Quando uma bactéria alcança a corrente sanguínea, ela é logo detectada por difer
entes tipos de glóbulos brancos. O combate contra estes germes ocorre com a absorção destes pelos glóbulos brancos que os absorvem, matando-os, outros glóbulos brancos produzem anticorpos capazes de aderir à bactéria, com isso, eles sinalizam um corpo estranho que deve ser atacado.
Plaquetas
Plaquetas ou trombócitos são minúsculos discos redondos ou ovais, de cerca de 2 mm de diâmetro que participam do processo de coagulação sangüínea. Representam fragmentos de megacariócitos, que são células brancas extremamente grandes formadas na medula óssea. Os megacariócitos desintegram-se, formando plaquetas, enquanto ainda estão na medula óssea, liberando depois as plaquetas no sangue. A concentração normal de plaquetas no sangue situa-se em torno de 200.000 a 400.000 por mililitro de sangue. As plaquetas têm função reparadora, atuando quando um vaso sanguíneo se rompe. São verdadeiros tapa-buracos e vivem no máximo dez dias. Quando nos machucamos, a área lesionada recebe muitos glóbulos brancos, que atacam possíveis agentes invasores, ao mesmo tempo que as plaquetas tentam estancar a perda de sangue.

