domingo, 31 de maio de 2009

Circulação



Os animais maiores e mais complexos apresentam sistema circulatório, responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para todas as células do corpo, pela remoção de toxinas dos tecidos, pelo transporte de hormônios e pela defesa imunológica do organismo. O sistema circulatório é formado pelo coração e vasos sanguíneos.

Circulação Humana - Coração

O coração humano tem o tamanho do seu punho fechado e está localizado no meio de seu peito, um pouco deslocado para a esquerda, e envolvido por uma membrana dupla (pericárdio) e possui quatro câmaras: dois átrios (antigamente chamados de aurículas) e dois ventrículos. Ele funciona como uma bomba que se contrai e se relaxa ritmicamente. A fase de contração é chamada sístole e a de relaxamento de diástole. A sístole provoca um ruído característico, que é o chamado batimento cardíaco. O coração bombeia sangue para todo o corpo através de uma rede de vasos. O sangue transporta oxigênio e substâncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos.

Artérias

Quando o coração se contrai (sístole), o sangue é empurrado com grande pressão para dentro de vasos sanguíneos chamados artérias. As artérias levam sangue rico em oxigênio e nutrientes para todo o corpo. As artérias são rígidas por fora e macias por dentro. Uma artéria, na verdade, tem três camadas constituintes de sua parede: uma camada mais externa de tecido, uma camada muscular média e uma camada mais interna formada por células endoteliais. A camada muscular é elástica e muito resistente. A camada mais interna é bastante suave, de forma que o sangue pode fluir facilmente, sem obstáculos à sua passagem.

Veias

No retorno ao coração, o fluxo sanguíneo não tem tanta pressão e, por isso os vasos sanguíneos que o conduzem não enfrentam as mesmas pressões. Esses vasos são as veias. As veias servem para levar o sangue dos órgãos de volta ao coração. Assim, as veias carregam o sangue repleto de produtos excretados pelas células de volta para os pulmões e para o coração. É importante que o sangue com as excretas seja direcionado continuamente em seu sentido e que não seja permitido seu retorno. Isto é possível devido à presença de válvulas no interior das veias, As válvulas são como portões que permitem o tráfico nas veias apenas num sentido. As veias são compostas por três camadas: Uma camada de tecido mais externa, uma camada central muscular e a camada mais interna suave, formada por células endoteliais.

Capilares

As artérias subdividem-se em artérias casa vez mais fina, tal qual um tronco de árvore que dá origem a galhos cada vez mais delgados. O sangue vai perdendo pressão com as divisões. Os vasos sanguíneos mais finos são os capilares, nos quais o sangue está muito próximo das células dos músculos, dos ossos etc. Os capilares são microtúbulos de paredes formadas por apenas uma camada de células. Eles são tão finos que permitem apenas a passagem de uma única fileira de células sanguíneas. As trocas de oxigênio e gás carbônico ocorre através dessa fina parede capilar. A célula sanguínea dentro dos capilares liberam seu oxigênio, o qual passa através da parede, para dentro do tecido circunvizinho. Este tecido, formado por um grupo de células, libera seus produtos de excreção, como o dióxido de carbono, que atravessa a parede capilar e entra nas células sanguíneas vermelhas. Assim, o sangue dos vasos capilares e as células do corpo podem trocar materiais, como aminoácidos, açúcares, oxigênio e gás carbônico.

Pressão arterial

Toda vês que ocorre uma contração do coração, chamada sístole, as artérias acompanham o movimento do coração quando o sangue é impulsionado. Quando um volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para frente, ocasionado uma pressão. Fala-se que ocorre uma onda de pressão ou pulso. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mias distantes, como a ponta dos pés, por exemplo. As artérias pulsam acompanhando as contrações do coração. A pressão arterial normalmente é aferida no antebraço com a pessoa em repouso. Há dois números na leitura da pressão sanguínea: sistólica e diastólica. A pressão máxima sinaliza o valor da pressão sistólica. Entre um pulso e o seguinte, mede-se a pressão durante o relaxamento do coração, a diástole, obtendo-se, assim, a pressão diastólica. A pressão sanguínea média deve ser mantida variando ao redor de 100 mmHg nas artérias próximas ao coração. Quando se diz que uma pessoa tem uma pressão de 12 por 8, significa que a pressão sistólica é de 120 mmHg e a pressão diastólica é de 80 mmHg.


Sangue


O sangue que percorre nossas artérias e veias, através do sistema circulatório, possui extrema importância para nossa vida. Cerca de 8% de nosso peso corporal é devido ao sangue. Basicamente o sangue é formado por diferentes células e por líquidos. Na parte líquida do sangue, existem proteínas, como albumina e os anticorpos. Esse conjunto líquido é chamado de plasma. O plasma, após a remoção das células por centrifugação, é um fluido claro, ligeiramente viscoso,

constituído por água (92% de seu peso), proteínas (7%), 1% de glicose, lipídeos, enzimas, vitaminas e hormônios. As células suspensas no plasma são, essencialmente, os eritrócitos (hemácias) ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos e as plaquetas. Esse volume de células agrupadas pela força da centrífuga forma o que se chama hematócrito. Ele normalmente ocupa 45% do volume sanguíneo.

Eritrócitos – hemácias (glóbulos vermelhos)

Os eritrócitos apresentam cor vermelha, é arredondado e tem uma depressão central. Os glóbulos vermelhos são tão pequenos que em uma pequena gota de sangue são encontrados mais de cinco milhões deles. Os eritrócitos têm como função transportar oxigênio para as células. Para isso, eles contêm uma substância vermelha, chamada hemoglobina. A hemoglobina é composta de proteína e ferro, que é ingerido na alimentação e absorvida no intestino. As hemácias duram de 100 a 120 dias, em média, e algumas de suas substâncias são reaproveitadas parcialmente quando destruídos. As outras,

que não são aproveitadas, são eliminadas juntamente com a bile. Uma parte dessas substâncias segue pelo intestino e dá cor às fezes. Outra parte segue e acaba sendo eliminada na urina.






Leucócitos – Glóbulos brancos


No sangue, temos de 5.000 a 10.000 corpúsculos ou glóbulos brancos (células brancas do sangue), que recebem o nome de leucócitos. Os glóbulos brancos funcionam como verdadeiros "soldados de defesa", uma vez que protegem nosso organismo contra a invasão dos germes de inúmeras doenças. Quando uma bactéria alcança a corrente sanguínea, ela é logo detectada por diferentes tipos de glóbulos brancos. O combate contra estes germes ocorre com a absorção destes pelos glóbulos brancos que os absorvem, matando-os, outros glóbulos brancos produzem anticorpos capazes de aderir à bactéria, com isso, eles sinalizam um corpo estranho que deve ser atacado.





Plaquetas

Plaquetas ou trombócitos são minúsculos discos redondos ou ovais, de cerca de 2 mm de diâmetro que participam do processo de coagulação sangüínea. Representam fragmentos de megacariócitos, que são células brancas extremamente grandes formadas na medula óssea. Os megacariócitos desintegram-se, formando plaquetas, enquanto ainda estão na medula óssea, liberando depois as plaquetas no sangue. A concentração normal de plaquetas no sangue situa-se em torno de 200.000 a 400.000 por mililitro de sangue. As plaquetas têm função reparadora, atuando quando um vaso sanguíneo se rompe. São verdadeiros tapa-buracos e vivem no máximo dez dias. Quando nos machucamos, a área lesionada recebe muitos glóbulos brancos, que atacam possíveis agentes invasores, ao mesmo tempo que as plaquetas tentam estancar a perda de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário