sexta-feira, 22 de maio de 2009

Sistema Respiratório


O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório. O sistema respiratório também esta envolvido com a vocalização. O aparelho respiratório compreende: nariz, cavidade do nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões.

Nariz e cavidade do nariz

As duas cavidades por onde o ar entra no sistema respiratório são chamadas de fossas nasais, essas cavidades são paralelas e começam nas narinas e terminam na faringe. Elas são separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Em seu interior há dobras chamadas cornetos nasais, que forçam o ar a turbilhonar. Possuem um revestimento dotado de células produtoras de muco e células ciliadas, também presentes nas porções inferiores das vias aéreas, como traquéia, brônquios e porção inicial dos bronquíolos. No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. Têm as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar.


Faringe


Pertence tanto ao sistema digestório como ao respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.






Laringe

A laringe é um tubo cartilaginoso de forma irregular que conecta a faringe com a traquéia. O pomo-de-adão, s

aliência que aparece no pescoço, faz parte de uma das peças cartilaginosas da laringe.

A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espécie de “lingüeta” de cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e

sua entrada é fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.

Na laringe encontramos as cordas vocais, que são pregas horizontais na parede da laringe. Entre as cordas vocais há uma abertura, que é a citada glote, é por ela que o ar entra na

laringe, provocando uma vibração nas cordas vocais produzindo som.


Traquéia

A traquéia é um tubo de aproximadamente 12 cm de comprimento e 2,5 de diâmetro, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos. Bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios, que penetram nos pulmões. O epitélio é formado por células cil

iadas e células secretoras. Estes cílios servem para remover as partículas e microorganismos que entram com o ar inalado. O muco produzido pelas células secretoras serve como uma barreira também. O muco é constantemente empurrado para cima, e a maior parte acaba sendo engolida quando chega ao esôfago. Algumas dessas partículas e substâncias podem causar irritação local, acarretando o aumento de produção de muco e a diminuição do espaço para a circulação de ar. Nesses casos, o ar faz um ruído quando passa pelos brônquios e a pessoa tem a sensação de falta de ar, podendo ficar com a pele azulada, o que é chamado de cianose. Em seguida, ocorre tosse acompanhada de expectoração. Quando esses sintomas se repetem com freqüência, temos um quadro de bronquite crônica.




Pulmões

Os pulmões são órgãos esponjosos, nos quais o ar que respiramos entra em contato muito íntimo com o nosso sangue. Tem aproximadamente 25 cm de comprimento, sendo envolvidos por uma membrana serosa denominada pleura. Nos pulmões os brônquios ramificam-se profusamente, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. O conjunto altamente ramificado de bronquíolos é a árvore brônquica ou árvore respiratória. Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilares sangüíneos, denominadas alvéolos.



Ventilação Pulmonar

A respiração promove a renovação de ar nos pulmões. A chegada de ar novo é chamada de ventilação pulmonar. Ela depende de nosso padrão de atividade, sendo maior quando estamos realizando exercícios e menor quando estamos em repouso. É o nosso sistema nervoso que controla, automaticamente, a ventilação pulmonar. A ventilação pulmonar garante níveis altos de oxigênio no interior do pulmão. Depois de passar pela traquéia, brônquios e bronquíolos, o ar chega até a chamada zona respiratória. Essa é a área onde o sangue começa a trocar gases com o ar. Cada um de nossos pulmões tem cerca de 300 milhões de alvéolos, e é neles que ocorre a maior parte da troca gasosa entre o sangue e o ar , nesse ponto as hemácias absorvem oxigênio.


Diafragma

Abaixo dos pulmões há um músculo chamado diafragma. O diafragma é um órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdômen, presente apenas em mamíferos, promovendo, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios. Localizado logo acima do estômago, o nervo frênico controla os movimentos do diafragma


Nenhum comentário:

Postar um comentário